terça-feira, 10 de junho de 2008

Tudo fica bem, quando acaba bem



Não sou viciada nelas. Não sou. Mas gosto de ir deitando o olhinho quando o conteúdo me cativa. Outras vezes o meu interesse surge do hábito...Também pode ser. Nos primeiros tempos posso até não apreciar, mas depois de tanto ver, olha, passa a ser da família!

(E se parasses de divagar e dissesses do que estás a falar??Perguntam vocês e tão bem!)

Surpreendentemente estou a falar-vos de novelas, meus caros (e caras). Hoje repetiu o último episódio da novela das 14h (mais coisa, menos coisa), da RTP 1 cujo título era "Prova de Amor". Ah, o enredo toda a gente adivinha: o casal que enfrenta vários obstáculos e tem de pôr o seu amor à prova para, no final de toda a história, juntarem os trapinhos. Contudo, esta novela da Record (só para provar que sou decente, até falo da concorrência:)), já assim para o fim, incluiu também aspectos do "além". Era a senhora que raptava os meninos e era má para eles que tinha um trauma de infância e sempre que via bonecos, ouvia e via o seu padrasto, já falecido. Outras vezes olhava para quem tinha bonecas e via os olhos vermelhos, brancos, cara de lobisomem, era conforme, à escolha do freguês, tal qual as fantasias carnavalescas que se escolhem à la carte.

Depois havia também o senhor mau, cujo nome era Lopo, o que permitia (e bem) fazer o belo do trocadilho e apelidar o senhor de "Lobo" ou "Lobisomem" (lá está, deve ser efeito da interactividade...). Claro que tal personagem maquiavélica teve um fim trágico, passou para o lado de lá, "bateu as botas" (também sei dar-vos muitas opções para seleccionarem a que acharem por bem, ah pois é...), foi parar ao tão indesejado Inferno e, de quando em vez, lá dava um arzinho da sua graça aparecendo aqui e acolá àqueles que se tinham cruzado no seu caminho.

Bom, isto tudo para dizer que...nas novelas é sempre assim: tudo fica bem, quando acaba bem!Os maus morrem ou são castigados e os bons lá concretizam os seus desejos e ficam bem na vida. As novelas são feitas a pensar nas audiências, é certo... mas... confesso que toda esta "lengalenga" me cansa! Eu sei que os telespectadores acabam por ficar tão presos às novelas que, por vezes, quando corre alguma coisa mal com algum personagem, parece que foi com alguém da nossa família e isso afecta-nos. É um facto. Já aconteceu comigo e, muito certamente, já aconteceu convosco também (já sei, já sei...com os homens nunca acontece...ora essa). Mas eu gostava, que um dia, alguém ousasse arriscar e modificasse a fórmula das novelas...Sei lá, não seria engraçado o bom dar-se mal e o mau ficar bem? Já que quando acontece na vida real, isso não tem piada (e acontece vezes demais...), experimentemos fazê-lo na ficção!! É uma sugestão...

Mas isto sou eu, que não sou deste Mundo.

(Achei que a imagem tinha tudo a ver com a ideia de se ficar fixado e enredado nas novelas...perdoem-me a ousadia, mas tenho de aproveitar enquanto não estou sujeita a critérios editoriais:) e lá está ela, a bela da imagem...em: http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://rafaelaemcaldas.files.wordpress.com/2007/08/tv.jpg&imgrefurl=http://rafaelaemcaldas.wordpress.com/2007/08/30/vacuovisao-parte-ii/&h=536&w=840&sz=192&hl=pt-PT&start=13&tbnid=5_LwoFlFU10cSM:&tbnh=93&tbnw=145&prev=/images%3Fq%3Dtelevis%25C3%25A3o%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-PT)

Sem comentários: