quarta-feira, 7 de maio de 2008

Tráfico Humano



Passou ontem à noite na TVI o último episódio da série "Tráfico Humano".

---------------

Uma série chocante, não tanto pela violência física, mas pela violência psicológica, no entanto de um interesse extremo. Eu, que me considero uma pessoa sensível, não consegui deixar de ver pelo assunto abordado.

---------------

O enredo do filme resume-se ao seguinte: uma espécie de "seita", chamemos-lhe assim, recrutava mulheres e/ou adolescentes na Rússia para a prostituição nos EUA. Camuflavam-se como "agência de modelos" e era assim que seduziam as adolescentes a correr atrás do sonho delas nos EUA. Uma vez neste país, eram levadas para uma cave e obrigadas a prostituirem-se. Ao mesmo tempo, crianças eram raptadas para redes de pedofilia.

---------------

Como é claro, no final tudo terminou bem e os "maus" (como tão carinhosamente os apelidamos) foram apanhados e as meninas russas e as crianças dos vários países encontradas e postas em liberdade.

---------------

"Tráfico Humano" tem um grande impacto porque trata mesmo esta realidade sem piedade. Embora não tenha imagens chocantes, a sugestão, para mim, é pior, por vezes, do que a exposição total. Faz-nos pensar, reflectir e inquirir muita coisa. Ok, esta é uma realidade péssima, já sabemos. Ok, quem por lá passa fica com mazelas para toda a vida, também é certo. Mas no meu entender nunca temos a percepção do quão mau este "submundo" é. Revolta, dá vontade de irmos para dentro do televisor e fazer justiça com as próprias mãos e, sobretudo, faz com que, inevitavelmente, coloquemos várias questões: se fosse eu, como reagiria? e se fosse um familiar meu?

---------------

Aconselho vivamente e ressalto que, no final do filme, em jeito de nota, é referido que, após o tráfico de armas e de droga, o tráfico humano é o mais rentável. É chocante, revoltante, contra-natura!

---------------

Os homens que raptam as crianças para o mundo da pedofilia, não foram já crianças um dia? Como podem ter coragem de ter atitudes destas? ; Os homens que recorrem a este submundo, na maior parte das vezes, são casados, têm mulher e FILHOS, como conseguem praticar tais actos?; Os homens que recorrem à prostituição, quando as mulheres e adolescentes são forçadas a tal, estão a estragar vidas e a contrair doenças que, não raras vezes, pegam às próprias esposas quando chegam aos seus lares, dando a imagem de maridos compenetrados e fiéis!!!

---------------

Revolta, choca e dá vontade de desejar que pessoas assim, com tal conducta, só apodreçam na prisão e sejam humilhados, muito humilhados!Ganhem vergonha na cara cambada de frustrados!!!

---------------

Tenho dito!

Sem comentários: