terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

quanto vale uma promessa?

uma promessa não é muito mais do que isso. no que diz respeito ao seu significado, mostra-nos a infopedia que é:
1- acto ou efeito de prometer;
2- coisa prometida; prometimento;
3- compromisso de executar algo ou realizar um acto; um contrato;
4- voto feito a Deus ou aos santos para se obter uma graça.
por aqui se vê que é um conceito complexo e abrangente. a sua concretização (ou não) depende de quem as faz. não de quem as recebe.

Linke cada vez lhes dou mais importância. para mim, significam perceber se uma pessoa tem palavra ou não. por isso, é que acho que não devem ser feitas ao calhas, nem aos pontapés. só se devem fazer quando se tem a intenção de realizar. quando se sentem. nos últimos tempos tenho assistido a tantas...!

o amor é, já se sabe, complexo. "se fosse fácil não tinha piada", mas... como é que se pode fazer uma promessa que não depende, no seu todo, de nós? ela estava doente. e era grave. e teve medo. muito. por isso, desde que recebeu a notícia chorava compulsivamente. ia ser operada cá, mas não tinha confiança e tudo o que lhe diziam era tão mau... ele prometeu-lhe que ela ia ficar bem. que ia fazer de tudo para que isso acontecesse. e fez. levou-a para fora e lutou sempre com e por ela. ficou com ela fora do país por mais de um mês. os dois sempre juntos. sempre com ele a prometer-lhe que tudo iria acabar bem. e acabou. hoje ela está bem. ainda a recuperar, mas bem. e a promessa dele fez tanto sentido e foi tão verdade que envergonha os poetas que mais "estralhaçam" o coração quando escrevem;

uma promessa para um simples café: vale o que vale. mas se for feita, é para ser cumprida. faz sentido o contrário?;

uma promessa de amizade: vamos ser amigas para sempre e vou ficar sempre contente por ti e não vou contar nada daquilo que me confiares, blá, blá, blá. quantas vezes isto é levado a sério? quantas vezes contamos algo bom que nos acontece e recebemos, do outro lado, um sorriso amarelo?;

e quantas vezes ele nos diz que quer estar connosco e, muitas vezes, não é verdade? quer apenas subir o ego à conta de uma ou outra que ande mais sensível e que seja mais transparente ou insegura e descuidada. e o que é que isso lhe vale? há-de acabar por chegar à conclusão que o inseguro é ele, porque não acredita em si e precisa de mil pessoas a dizerem coisas que ele sabe que não são verdade...só para se sentir bem e andar iludido uns tempos.

"as promessas valem tanto quanto o tipo de pessoa que as faz", diria qualquer pessoa. é certo que se a pessoa tiver bom fundo, o valor de mercado da promessa aumenta.

enfim. tudo somado, fica a questão...quanto vale uma promessa? 10 euros? 500? uma amizade? uma quebra de confiança? uma desilusão? quanto vale???

Sem comentários: