uma promessa não é muito mais do que isso. no que diz respeito ao seu significado, mostra-nos a
infopedia que é:
1- acto ou efeito de prometer;
2- coisa prometida; prometimento;
3- compromisso de executar algo ou realizar um acto; um contrato;
4- voto feito a Deus ou aos santos para se obter uma graça.
por aqui se vê que é um conceito complexo e abrangente. a sua concretização (ou não) depende de quem as faz. não de quem as recebe.

e cada vez lhes dou mais importância. para mim, significam perceber se uma pessoa tem palavra ou não. por isso, é que acho que não devem ser feitas ao calhas, nem aos pontapés. só se devem fazer quando se tem a intenção de realizar. quando se sentem. nos últimos tempos tenho assistido a tantas...!
o amor é, já se sabe, complexo. "se fosse fácil não tinha piada", mas... como é que se pode fazer uma promessa que não depende, no seu todo, de nós? ela estava doente. e era grave. e teve medo. muito. por isso, desde que recebeu a notícia chorava compulsivamente. ia ser operada cá, mas não tinha confiança e tudo o que lhe diziam era tão mau... ele prometeu-lhe que ela ia ficar bem. que ia fazer de tudo para que isso acontecesse. e fez. levou-a para fora e lutou sempre com e por ela. ficou com ela fora do país por mais de um mês. os dois sempre juntos. sempre com ele a prometer-lhe que tudo iria acabar bem. e acabou. hoje ela está bem. ainda a recuperar, mas bem. e a promessa dele fez tanto sentido e foi tão verdade que envergonha os poetas que mais "estralhaçam" o coração quando escrevem;
uma promessa para um simples café: vale o que vale. mas se for feita, é para ser cumprida. faz sentido o contrário?;
uma promessa de amizade: vamos ser amigas para sempre e vou ficar sempre contente por ti e não vou contar nada daquilo que me confiares, blá, blá, blá. quantas vezes isto é levado a sério? quantas vezes contamos algo bom que nos acontece e recebemos, do outro lado, um sorriso amarelo?;
e quantas vezes ele nos diz que quer estar connosco e, muitas vezes, não é verdade? quer apenas subir o ego à conta de uma ou outra que ande mais sensível e que seja mais transparente ou insegura e descuidada. e o que é que isso lhe vale? há-de acabar por chegar à conclusão que o inseguro é ele, porque não acredita em si e precisa de mil pessoas a dizerem coisas que ele sabe que não são verdade...só para se sentir bem e andar iludido uns tempos.
"as promessas valem tanto quanto o tipo de pessoa que as faz", diria qualquer pessoa. é certo que se a pessoa tiver bom fundo, o valor de mercado da promessa aumenta.
enfim. tudo somado, fica a questão...quanto vale uma promessa? 10 euros? 500? uma amizade? uma quebra de confiança? uma desilusão? quanto vale???