terça-feira, 28 de abril de 2009

Eu workshopo, tu workshopas. Nós gostámos.

Os preceitos da minha profissão, deveriam levar-me por um caminho absolutamente objectivo. Mas desta vez não dá. Terei de deixar a objectividade e reportar-me aos afectos. Afinal, é este o mote para posts contínuos.

Realizou-se, nos dias 23 e 24 de Abril, o workshop de rádio da nova empresa do grupo Renascença, Genius y Meios. Sob o título "Técnicas de Apresentação de Programas", a formação teve lugar na cidade de Vila Nova de Gaia. Os responsáveis? António Sala, Luís Loureiro e Jacinta Oliveira!

Foram dois dias de plena aprendizagem onde profissionais e amadores se juntaram por um gosto comum - a rádio - e comungaram plenamente no que a estados de alma disse respeito.


Primeiro dia

Tínhamos todos o mesmo "receio". Não conhecíamos ninguém (salvo raras excepções), pelo que o espírito de aventura imperava. Já estava preparada para almoçar com cara de solitária algures num café em Vila Nova de Gaia, eis senão quando... Bela surpresa. Mal abri a porta dei de caras com a Diana. E foram logo dois sorrisos de orelha a orelha. Não, não nos conhecíamos, mas temos uma amiga muito querida em comum. Sabíamos da existência uma da outra por fotos. E, pelos vistos, ambas nutríamos a mesma simpatia à distância uma pela outra.




Mal me sentei, pousei as coisas e olhei em frente. Não podia ser de outra maneira: os meus olhos brilharam. Aquele que é, para mim e para muitos, O senhor comunicação estava à minha frente. Ali, à nossa disposição e pronto para nos transmitir conhecimentos. Não pude deixar de me sentir uma priviligiada. Bom... eu e as outras 34 pessoas que estavam na sala :).





Seguiu-se outro grande comunicador: Luís Loureiro. Confesso que não estava tão desperta para todo o seu trabalho. Conhecia pouco, muito pouco. Mas tudo aquilo que nos transmitiu foi feito de uma forma tão capaz, disponível e com sentimento que, a partir de agora, não mais estarei desatenta.


Jacinta Oliveira foi o nosso relógio, o nosso ritmo. Marcou o compasso para cada pausa do café e almoço. Embora nem sempre tenhamos seguido tudo à regra e pelo facto, pedimos desculpa.

Pela hora do almoço, foi a união total, para grande espanto de todos. Ouviu-se logo alguém a dizer "'Bora almoçar todos juntos?" e uma resposta negativa nem esteve em questão. Rumámos a um restaurante perto do local do workshop (não me recordo o nome) e foram pedidos 18 lugares. Ainda questionámos a capacidade do restaurante em alimentar tamanho grupo, mas tudo correu da melhor maneira. 18 comunicadores a almoçar teve como resultado um atraso na hora de chegada. Atraso esse que se traduziu num atraso do fim do dia 1 da nossa formação. Mas alguém se importou? Hummm... I don't think so!

Tivemos, então, a oportunidade de realizar vários exercícios. Na sua maioria "trava-línguas" e exercícios de relaxamento que ajudaram à diversão e aprendizagem de todos. Ficou a promessa de uma surpresa no dia seguinte...

Dia Dois

A boa disposição reuniu-se cedo, muito cedo, à porta da sala. Ao "bom dia" enérgico e bem disposto de Jacinta, seguiram-se uns quantos "bons dias" igualmente positivos e felizes. Sinal de que o dia um tinha sido um sucesso para todos.

Com Luís Loureiro falámos de diálogo com os ouvintes, técnicas a usar nos debates e entrevistas, daquilo que se deve sentir quando se está em locução ("on air") e da escrita da rádio. António Sala foi dando conta das suas várias experiências no activo, nomeadamente no programa matinal "Despertar", enquanto todos debatíamos.





À hora de almoço, o convite feito aos formadores de se juntarem aos seus aprendizes, foi aceite. Desta vez não éramos 18, mas sim...38:) E foi vê-los a confraternizar, espalhar sorrisos, trocar conhecimentos... Para não variar... Atrasámo-nos. Mas já todos conhecíamos a surpresa: uma visita guiada às instalações da Rádio Renascença.

Já almoçados, seguiu-se a entrega dos diplomas. Foi emocionante. Recordou-me a cerimónia de fim do 12º ano e a emoção que senti no fim da minha licenciatura.




Depois, a visita. Foi óptimo ver como as instalações novas inspiram confiança e vontade de trabalhar.





The End

Foram dois dos mais proveitosos dias da minha vida. Fomos um grupo, uma equipa. Partilhámos, fomos sinceros, aprendemos e divertimo-nos. Agradeço, da minha parte, toda a companhia e boa disposição que me transmitiram, parceiros! E agora, ficámos com um problema... Mal nos separámos, já sentíamos uma imensa vontade de voltar a estarmos juntos. E tenho a certeza que issovai acontecer. Porque o que aconteceu ali, naquele hotel em Vila Nova de Gaia, foi um fenómeno para o qual nínguém encontrou explicação.


Quanto a mim, tenho de agradecer aos formadores. Se fomos protagonistas deste fenómeno sem explicação, é a eles que o devemos. Mas permitam-me deixar uma palavra para António Sala. Pela força e confiança que me transmitiu, por ser um ser humano na verdadeira acepção da palavra e por representar tudo aquilo que representa para mim. Entrei e saí no workshop com... "um brilhozinho nos olhos", bem à moda de Sérgio Godinho!

Pessoal, não acham que devia ser obrigatório que toda a gente privasse com estas três grandes pessoas que nos ajudaram a ser melhores? :)

Eu acho que sim. Isto porque estou humanamente mais rica. E devo-o a todos vocês!


[créditos das fotos: José Pimenta e Victor Diegues. Muito obrigada por todo o trabalho.]

6 comentários:

Milena Matos disse...

Minha querida parceira de mesa! Hehehehehe.Para além do texto ser fantástico (ou não fosses tu uma excelente profissional de comunicação;)), o sentimento está aqui todo, bem descrito.
Estes dois dias foram sem dúvida dos mais marcantes que tive. Percebi que apesar das nossas diferenças, todos nós tínhamos algo muito forte em comum: o simples gosto de comunicar! Não sei se aconteceu convosco, mas depois da formação, passei dois dias a assimilar toda a informação, mal falei com o resto do mundo. Ontem um pouco a medo voltei ao trabalho, sabia que tinha de abrir o microfone e falar, e senti uma insegurança que não sentia há imenso tempo. Será que vou falhar? Quem sou eu depois destes últimos dias tão intensos e tão ricos? Optei por não abrir o microfone. Imediatamente, levantei-me, fui ter com os meus colegas e tentei junta-los à volta de uma mesa de café. Expliquei-lhes o quanto são importantes para mim no meu dia-à-dia. Consegui transmitir-lhes o que todos vocês me transmitiram, durante aqueles incríveis dias em Gaia. Os sorrisos mudaram, a atitude mudou...perceberam! Fiquei tão feliz que voltei para o estúdio, sentei-me, abri o micro e percebi: transformei-me! Fiz um programa como nunca tinha feito...entendi tudo o que faltava, tudo o que não tinha explicação até ontem, passou a ter. Fiz o meu melhor programa de sempre! Sei que devo isso a ti Cristiana e a todos vocês, formadores e formandos. Por isso, acham que é pedir muito, que todos façam um pequeno esforço para que, apesar das distancias nunca nos separemos? Ontem, tive uma ideia, que estou a tentar arranjar forma de por em prática e que engloba todos vocês. O objectivo é juntar tudo o que cada um sabe fazer de melhor numa espécie de web rádio. Estou à espera de mais informações e depois conto-vos tudo. Prometo! Até lá obrigada Cristiana por este teu magnifico post e a todos vocês por estarem ai desse lado.
Beijos enormes

Milena

Ivan Rodhy disse...

Em quase 24 anos de rádio, confesso (isto para não descrever como foi a minha vida desde que saí de Lisboa na Quarta de manhã)que não tinha sentido a enorme quantidade química que nos juntou. Perdi o Workshop de Lisboa por estar esgotado. E como queria reciclar, reaprender, conhecer novas caras, outras realidades, fez-se o pleno e "ála" cá vou eu para Gaia. Pode parecer exagerado, mas este workshop foi uma paixão avassaladora, tanto pelos formadores, como pelos formandos. Pessoas heterogéneas entre si e de repente..."PUM"!!! Fez-se luz.
Já esperava a postura do António Sala e a entrega do Luis, mas não esperava tal humanidade. Nem esperava que depois de um convite feito "á cão" que viessem almoçar com os formandos, quando, no mesmo almoço soube que tinham deixado de almoçar com altas patentes da Renascença para estar connosco. Não sei responder. Mas que senti algo muito forte neste workshop, senti. Também saí muito mais humano.

Mistious disse...

Caros Milena e Ivan ("o terrível"):

Muito obrigada pelos vossos comentários. Ficaria muito contente de entrar num projecto convosco, claro. Era caso para dizer que aquilo que nos uniu, não deixaria que nos separássemos mais. E ficaria muito orgulhosa disso.

Estou em plena comunhão com o Ivan. Também eu saí de lá completamente apaixonada: pelas pessoas, pela comunicação e pelas diferenças. Foi por isso que, durante a formação, nos disseram para nunca deixarmos de ser quem somos. Para nunca imitarmos ninguém. E foi este o nosso caminho durante dois dias. Nunca tentámos ser parecidos. Fomos NÓS. Daí a importância de tudo.

Um enorme beijinho para vocês (já repleto de saudades) :),
CReis

Caipirinha disse...

Bem Cris... este post reflecte na pefeição tudo o que se passou! O sorriso de alívio quando nos vimos, genuíno e franco!
Como sabes, por motivos de força maior não pude estar presente na tarde de Quinta, mas o restante tempo foi muito bem aproveitado, gostei imenso de conhecer toda a gente, todos tão diferentes, vindos de contextos completamente díspares, foi uma experiência inesquecível, sem dúvida!
Ao ler o comentário da Milena não pude deixar de me rever no que ela disse... também eu fiquei atónita... a pensar em tudo o que se tinha passado nestes dias... tudo o que assimilei, aprendi... sei que cresci! Muito! Imenso!
Cada conselho que ouvi vosso e dos nossos formandos fez-me pensar muito em tudo, não só a nível profissional, bem como, e essencialmente, a nível pessoal!

Muito obrigada a todos!

E não imaginam o quanto lamento não poder ter conhecido melhor cada um de vocês!

Parabéns pelo post Cris!

Beijinho!

Mistious disse...

Di, muito obrigada pelas palavras :) Fomos o "porto de abrigo" uma da outra naquela altura. Foi muito engraçado.

Não estiveste só na quinta de tarde, foi só uma parte daqueles dois dias, de resto, estiveste sempre connosco. Fizeste falta, mas tinhas um bom motivo para nos deixares.

Estou a ver que até depois dos dias da formação estivemos em comunhão de sentimentos. Acho que devíamos ser estudados por investigadores... :)

Beijinhos e mais uma vez, muito obrigada pela companhia e simpatia :) ,
CReis

Mimi disse...

Fico muito contente por teres gostado e aproveitado esta oportunidade.
Parabéns, para o grupo que participou e juntamente contigo contribuiu para este sussesso. Quanto aos comunicadores, fico contente por saber que são pessoas tão "GRANDES".
Desejo tudo de bom a todos.
Para ti um beijinho grande. Continua.