terça-feira, 19 de maio de 2009

Hipérbole no Facebook. Ao jeito de "Nós Por Cá".



Ao que parece, também ela já anda pelo Facebook. Falo-vos, pois claro, da hipérbole. 
Ora vejamos, "adicionar" é um verbo transitivo que significa acrescentar e juntar. "Mais" é um advérbio que quer dizer em maior quantidade, além disso..., certo? [Até me baseei na infopedia para não incorrer em erro!]

Sou só eu ou o "acrescentar mais fotografias", faz com que a hipérbole tenha direito a andar nas redes sociais da internet?Ora bem!

3 comentários:

Anónimo disse...

Parece mal no facebook ter uma hipérbole assim tão mal aplicada, as hipérboles são mais aplicadas no campo do romantismo, claro que uma pessoa como tu não perdoa, lol, mas isso dos recursos estilísticos pode ser subjectivo, por exemplo se alguém diz que “morre de amor por ti” ou “chora torrentes de lágrimas por ti” do teu ponto de vista poderá ser uma hipérbole (um exagero, irreal) mas para essa pessoa poderá ser algo muito próximo da realidade. Foi só pra dar um exemplo.

Bjs

Marlene Pereira disse...

Bem, não me parece que no caso em apreço estejamos em presença de um recurso estilístico. É-o quando faz sentido, ou não o faz propositadamente, mas num caso ou noutro acrescenta significância à expressão.... não é o caso.

Trata-se apenas do típico pleonasmo, ao jeito "subir para ciomna", "descer para baixo", "entrar para dentro"...

Enfim....
***

Marlene Pereira disse...

Um apontamento... por acaso esse ilustre anónimo não quis deixar nnhuma mensagem implícita, não?

"se alguém diz que “morre de amor por ti” ou “chora torrentes de lágrimas por ti” do teu ponto de vista poderá ser uma hipérbole ( mas para essa pessoa poderá ser algo muito próximo da realidade"...

Hummmmmmmmmmm......