sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Reporting from Carnaxide

Não me tenho dedicado devidamente ao baú, eu sei... Mas a minha vida tem estado a mil. Mudei de casa, aqui em Carnaxide, andei (e ando) nas arrumações e, para piorar, estou sem net em casa. Só na segunda volto a estar permanentemente ligada a esse vasto Mundo que é o virtual.
Mas o que vos trago de novo, então?? Algumas histórias de quem já está com o primeiro mês de estágio concluído.
--------------------
Até aqui estive na agenda. Eu explico: é a base da redacção. Recebe cerca de 800 mails por dia, imensos telefonemas (sobre tudo e mais alguma coisa) e jornais. Para quê? Para, posteriormente, se fazer a triagem da informação. Aquilo que pode vir a ser notícia tem direito a uma fichinha no sistema. Deste modo, quando os respectivos editores se reunirem para decidir o que passa ou não para os jornais têm, digamos, todas as informações à mão!;)
-------------------
Aprendi imensa coisa e é altura de fazer o balanço: as pessoas têm, de facto, uma ideia errada daquilo que é uma agenda:
-------------------
1- Nos jovens que procuram estágio corre o mito que a agenda é o local para onde nos mandam por não terem trabalho para nós, sendo, assim, uma forma de nos ocupar a "atender telefones", como tanto se diz. Errado. A agenda é dos sítios mais importantes de uma redacção e um dos quais onde os estagiários são mesmo úteis. Achei esta parte do estágio interessantíssima e fiquei triste, na verdade, por já ter saído de lá.
------------------
2- As pessoas que contactam a agenda...eu entendo. Têm muitos problemas, às vezes estão sozinhos e não sabem a quem recorrer. Eu entendo. E muitas vezes fui para casa com a cabeça feita num oito por causa dos problemas das outras pessoas e por saber que, aqui, não poderíamos ajudar. Ter pessoas a chorar ao telefone, a pedir ajuda e vocês saberem que nada podem fazer é do pior, acreditem. O que aprendi?? Para a maior parte das pessoas a agenda é uma espécie de tribunal ou de instituição de caridade. Quantos telefonemas de pessoas a pedirem para passarmos a foto do cão ou do gato no jornal?? Quantos telefonemas de pessoas que pensam que um serviço noticioso de um canal televisivo é tipo "telepizza" (passo a publicidade): é só chamar e já vamos!! Por isso é que surgem telefonemas do tipo: "Oh menina, a que horas chegam?É que vou para a minha vizinha e só chego a casa à noite".
------------------
Fiquei com histórias interessantíssimas para contar. Isso é mais do que certo. Fiquei mais humana, melhor como pessoa e aprendi que há certas coisas na vida que nada são comparadas aos problemas de algumas pessoas. É por isso que agora estou mais calma, não ligo a confusões e nem me quero meter nelas. Ao ouvir uma música daqueles que foram os grandes Silence 4 arranjei um lema para a minha vida: "Let's make love and not war. That will give peace to our hearts". Tentem lá ter este pensamento... Eu já estou embuída de espírito e pretendo pô-lo em prática brevemente. O Mundo vai ser muito melhor, acreditem!;)
------------------
Assim me despeço... a estagiária mais orgulhosa da SIC. :)

Sem comentários: